Abordando o tema da Campanha Setembro Amarelo – mês de Prevenção ao Suicídio, o Projeto Seara de Luz dividiu os usuários do Projeto em três turmas, que foram estimuladas a desenvolver uma abordagem a respeito do assunto. As turmas contaram com o apoio das educadoras do Projeto e também da equipe do setor de Psicologia. A atividade foi realizada no formato presencial e também remoto. As turmas foram divididas pelos seguintes tópicos:
Discutiram sobre o estímulo ao aprendizado por meio da identificação e valorização dos sentimentos, de maneira lúdica. Validação da importância dos sentimentos para o crescimento e formação humana, da expressão por meio de palavras que servem como apoio para momentos difíceis. Para auxiliar na discussão, houve uma sessão de cinema, chamada de Cine Pipoca, com o filme “Divertidamente” e uma das reflexões levantadas foi a possibilidade de compreender que, absolutamente, todas as emoções são importantes. Até mesmo, as que categorizamos como “ruins”, possuem o seu “lado positivo”.
Discutiram sobre valorização da vida, trabalhando pontos positivos e qualidades que cada um possui, além da importância que eles têm no mundo. O desenvolvimento das habilidades motoras, artísticas e cognitivas também foi abordado. O intuito era demonstrar que todas as pessoas são especiais e possuem qualidades, independentemente da idade ou habilidades motoras ou cognitivas. Ressaltado também a importância da atuação dos indivíduos na escola, no trabalho, no bairro em que moram e no próprio Projeto.
Ao final das atividades os participantes deixaram sua marca em um espaço intitulado de Mural das Estrelas, para lembrá-los que todos são únicos e especiais.
Além da discussão os participantes deveriam elaborar um mural coletivo, com mensagens motivacionais, incentivando o reconhecimento de suas conquistas ou fracassos, mostrando que também é possível aprender com os erros. Foram desafiados a exercer a empatia, a colocarem-se no lugar dos outros e a refletir sobre a importância da demonstração dos sentimentos. Discutiram também o papel transformador das boas ações, o seu impacto positivo tanto para nós e como para os que nos cercam.