Seara de Luz Maio Laranja – Campanha “Faça Bonito”

Seara de Luz Maio Laranja – Campanha “Faça Bonito”

A semana do dia 17 a 21 de maio contou com uma programação totalmente voltada para a Campanha Faça Bonito, que tem como objetivo o combate e a prevenção do abuso e exploração sexual infantil. Foram desenvolvidas várias ações, destacadas abaixo.

Para crianças e adolescentes:

  • Atividades remotas com o tema da campanha, esclarecendo e orientando como crianças e adolescentes podem se proteger, e o que deve ou não ser permitido quando se trata de sua integridade física e emocional, e como podem buscar ajuda.
  • Conteúdos trabalhados nas mídias sociais: teatro de fantoches elaborado pela Equipe Seara de Luz, baseado no Livro “O segredo de Tartanina”, autoria de: Cristina Fukumori, Alessandra Rocha Santos Silva e Sheila Maria Prado Soma.
  • Vídeo voltado para adolescentes – alertando o perigo das redes sociais.
  • Vídeo voltado para os pais – a importância da postura acolhedora e do diálogo.

Para os responsáveis:

Com o objetivo de dar foco a mobilização e campanha de prevenção contra a exploração sexual e abuso infantil, a Equipe pensou em uma estratégia voltada para o envolvimento dos responsáveis. Respeitando todas as normas de saúde e segurança, durante a programação de entregas do dia 18/05 foi realizada uma dinâmica.

  • Antes de fazerem sua retirada das doações dos dias, os responsáveis passavam um a um pelo corredor, no qual estava desenhada no chão uma amarelinha.
  • Ao jogar a pedra e pular até o número sorteado (de 1 a 10), aguardavam para responder uma pergunta que correspondia ao número sorteado, sobre algumas particularidades de seus filhos.

De curta duração a dinâmica provocou uma reflexão, a respeito do quanto as crianças e adolescentes precisam ser cuidados, e quanto é importante que a família seja participativa em todos os aspectos da vida da criança e do adolescente, pois eles são seus protetores. Na saída, receberam um informativo sobre a campanha Maio Laranja, e foram orientados acompanharem os conteúdos compartilhados nessa semana, com atenção especial, bem como a divulgação do Disque 100, um canal para denúncia e proteção dos direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *