O Projeto Seara de Luz recebeu no mês de agosto a médica Josiane Lozigia Carrapato, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura Municipal de Bauru, para uma palestra sobre o tema “Sexualidade na adolescência”.
Na ocasião, a profissional trouxe informações sobre métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida a partir do vírus HIV (IST/AIDS).
“Entender a sexualidade na adolescência é fundamental para promover um desenvolvimento saudável e para ajudar os jovens a tomarem decisões informadas sobre sua vida sexual e emocional”, afirma Ivana Pereira de Souza Gallo, coordenadora do projeto.
A falta de informações adequadas sobre sexualidade, contracepção e saúde reprodutiva é um dos principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência. No Brasil, a taxa de nascimentos de crianças filhas de mães entre 15 e 19 anos é 50% maior do que a média mundial. A taxa mundial é estimada em 46 nascimentos por cada 1 mil meninas, enquanto no Brasil estão estimadas 68,4 gestações nesta fase da vida, segundo dados do Ministério da Saúde e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
“Muitos adolescentes desconhecem métodos eficazes para prevenir a gravidez e para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O projeto segue na missão de orientá-los”, finaliza Ivana.