. Foi realizada uma semana preventiva com o foco em informar, prevenir, conscientizar, entre os dias 16 a 20 de agosto. As atividades foram desenvolvidas nas duas modalidades: presencialmente, respeitando a capacidade estabelecida pelas normas de biossegurança e à distância (atividades remotas “Seara em Casa”), com vídeos e conteúdos compartilhados nas redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram e enviados via Whatsapp para crianças e responsáveis. Este conteúdo fez parte de uma ação conjunta com a Secretaria do Bem-Estar Social, e demais Projetos, com o objetivo de tratar o tema nos serviços de convivência.
O ponto de partida do encontro foi buscar junto às crianças e adolescentes o que entendiam por preconceito e discriminação. Após o levantamento dessas percepções, houve a explicação do que significam essas palavras e como elas se traduzem no comportamento, afetam pessoas, e como se pode combatê-los. Foi compartilhado o conceito que o preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. Debateram também sobre a discriminação como sendo uma prática de colocar algo ou alguém a parte, tratar de maneira injusta ou desigual.
Seguem os conteúdos e atividades trabalhados em algumas das turmas:
- Para a turma de 6 a 8 anos – Apresentação do vídeo com a animação da canção: “Ser diferente é normal”, de Jair Oliveira, Grandes Pequeninos. Em seguida realizou-se uma “Roda da conversa”: com o objetivo de dar oportunidade para que todas as crianças presentes falassem sobre o que acharam do vídeo, a parte que mais gostaram e o que chamou mais a atenção na mensagem. Em seguida foram questionados sobre o que vem à mente ou entendem quando ouvem as palavras discriminação e preconceito. Após este levantamento apresentaram as definições corretas.
- Dinâmica da massinha: cada criança recebeu duas cores de massinha, e após isso foram convidados a falar as características de cada cor, por exemplo: “azul é a cor do céu, amarelo é a cor do sol…”. Em seguida foram orientados a misturar as cores e fazerem bonecos de massinha, cada um representando a si mesmo. Ao final da dinâmica perguntar: “Depois da mistura da massinha, as cores permaneceram iguais? Somos iguais ou temos diferenças”?
- Autorretrato: Em pratos de papelão cada criança fará um autorretrato, e ao final todos expuseram na sala.
- Atividade “Final Feliz”: novamente as crianças reunidas, visualizaram as produções de autorretrato feitas, expostas na “Galeria ser diferente é normal” (na lousa da sala), e responderam a seguinte pergunta. “Como podemos combater o preconceito e a discriminação?” A resposta é: respeitando as diferenças, incluindo as pessoas, e entendendo que cada um de nós é único e importante, e que o preconceito e discriminação baseiam-se em julgar sem conhecer.
- Para a Turma de 9 a 11 anos – Apresentação de curta metragem: “Todo Mundo É Diferente “ de Freely- Aprender é Mágico
- Após a exibição dos vídeos, foi realizado um momento de reflexão com a turma, em formato de bate papo, sobre os conteúdos apresentados, levantando alguns apontamentos, com o conceito trazido pela educadora.
- Posteriormente foi uma atividade artesanal com pintura, recorte e colagem “No Mundo, Todo Mundo é Diferente”, cada criança recebeu uma folha A3 contendo o contorno do planeta terra e de alguns países, juntamente com moldes de pessoas diferenciadas, onde as crianças desenharam sobre o molde pessoas com características variadas, e fizeram a colagem desses desenhos envolta do contorno do planeta (colorido pelos mesmos).
- Ao término da atividade desenvolvida realizaram uma atividade rítmica através da modalidade de dança (Frestyle), ao som de músicas pertinentes ao tema trabalhado no dia, que falavam sobre respeito às diferenças.