Assim como novembro é o mês de conscientização do câncer de mama, com o novembro rosa, setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Pensando nisso a educadora Luana Manhani decidiu tocar no tema de maneira delicada com jovens de 12 a 15 anos do Projeto Seara de Luz.
“Houve uma apresentação do tema focada na valorização da vida e os alunos fizeram cartazes motivacionais a partir de um dos slogans da campanha que é ‘uma palavra pode salvar uma vida’, assim eles apresentaram palavras ou frases que podem ajudar no momento de dor” conta Luana. A educadora também tratou com os alunos o que causa dor e sofrimento e possíveis maneiras de diminuir o problema.
A atividade é importante e precisa ser reconhecida, já que houve um aumento na taxa de suicídio de 40% entre adolescentes de 10 a 14 anos de idade, no Brasil, nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 17% dos brasileiros pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida.
Estima-se que 1 milhão de pessoas cometam suicídio anualmente, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. Cerca de 75% ocorrem em países de renda média e baixa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 28 países possuem estratégia nacional de combate à morte voluntária. Por isso atitudes como a da educadora Luana são importantes e fazem a diferença.
Confira as frases de apoio dos jovens do Seara de Luz: